
3 - O POTENCIAL DA ROBÓTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
A Robótica no contexto educativo emerge como uma ferramenta tecnológica de aprendizagem capaz de conectar conceitos a um mundo observável aos estudantes, além de criar ambientes lúdicos que podem explorar diferentes conceitos em distintas áreas do conhecimento (CAMPOS, 2017). Neste sentido, por meio de materiais sucata ou de kits de montagem, os estudantes constroem e programam robôs que traduzem conteúdos que anteriormente ficavam estáticos no quadro da sala e agora se personificam, tornam-se concretos nesse processo de elaboração dos robôs.
ROBÓTICA COM SUCATA:
da sala de aula à política pública
Quando falamos em robótica, por muitas vezes nos limitamos a pensar em atividades que se reduzem a manuais de instrução de montagem e programação de robôs ou então a sistematizar atividades voltadas apenas para as ciências exatas. Mas é importante ressaltar que, a utilização da robótica em sala de aula consiste em compreender que ela não se restringe a regras pré estabelecidas de uso (CAMPOS, 2017), mas que abre uma gama de oportunidades para trabalharmos com diferentes conteúdos de formas interdisciplinares, afinal, “o objetivo da programação na Robótica Educacional não é ensiná-la por si mesma, mas de utilizá-la em proveito de algum outro fim educacional.” (ALVES, 2013, p.33).
Sendo assim, podemos pensar o uso da robótica em um projeto amplo, como observamos nos exemplos a seguir:
EXPERIÊNCIA 1
USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES
EXPERIÊNCIA 2
Robótica Pedagógica e interdisciplinaridade: Elo para aquisição do conhecimento no Ensino Médio
EXPERIÊNCIA 3
Robô Frida: A arte e a criatividade feminina
Atualmente, o contato e o conhecimento nas diferentes áreas é fundamental para promover a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito. Uma das potencialidades da robótica diz respeito à aproximação do estudante com diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a tecnológica. Estas exercem um papel fundamental em nossas práticas, e no campo educacional, atuam como potencializadoras para uma aprendizagem ativa do aluno.
Além dos elementos já citados, a robótica também viabiliza e potencializa para sala de aula :
Criatividade para resolução de problemas: Frente a diferentes desafios, os estudantes precisam planejar, adaptar e reestruturar suas ações para que o robô cumpra os objetivos estipulados.
Ações coletivas: As aulas de robótica podem ser estruturadas a partir do trabalho coletivo dos estudantes, trazendo diálogos e questionamentos entre os mesmos para o desenvolvimento das atividades.
Estruturação do raciocínio lógico e organização mental: A linguagem da programação, mesmo que simplificada, proporciona uma gama de desafios que exigem o raciocínio analítico e lógico das informações, além da organização dos pensamentos para suas superações.
.png)



